Indústria farmacêutica

  • Sectores
  • Indústria farmacêutica

Aço inoxidável – um material de confiança para a indústria farmacêutica

As instalações farmacêuticas e o equipamento de unidades farmacêuticas exigem que os materiais de construção mantenham a sua integridade estrutural e criem superfícies inertes. O material utilizado deve, portanto, apresentar uma resistência à corrosão e ser suficientemente estável para suportar as condições ambientais. O material deve possuir propriedades de proteção contra a libertação de poluentes para o ambiente. O aço inoxidável é frequentemente usado na indústria farmacêutica devido ao facto de ser resistente à corrosão, fácil de limpar e de processar.

A classe de qualidade do aço inoxidável 1.4404 (AISI 316L) é a classe mais usada na indústria farmacêutica, sendo considerada o padrão para a indústria. Ao selecionar uma classe de aço inoxidável com a qualidade adequada, tenha em consideração também o sistema de limpeza e os produtos  de limpeza usados na instalação.

O aço inoxidável cria um efeito estético e é um material de baixa manutenção, o que assegura uma aparência visualmente agradável no processo de produção. As vantagens higiénicas do aço inoxidável tornam-no um material de preferência para uso em muitas aplicações na indústria farmacêutica.

Em geral, o aço inoxidável é muito durável, pode suportar a exposição a produtos químicos com os quais os produtos farmacêuticos são limpos e tem uma alta tolerância à temperatura, podendo, portanto, suportar procedimentos de limpeza com base em calor.